Um dia chega a hora de se despedir de quem amamos - Gênesis 35
Resumo: Este capítulo vai falar de mudança de cidade, de nome e da morte de três pessoas importantes para Jacó: Debora, a mulher que cuidou dele quando pequeno e passou a viver em sua casa, a morte de sua esposa amada, Raquel, e a morte de seu pai Isaque.
Depois da chacina provoca por seus filhos como forma de vingar o estupro que sua filha Diná sofreu, ficou meio arriscado viver na região. Depois desses acontecimento, Deus disse para Jacó ir embora morar em Betel, e quando chegasse lá deveria fazer um altar ao Deus que lhe aparecera quando ele estava fugindo de seu irmão Esaú.
Antes de partir, Jacó reuniu a sua família e pediu que todos retirassem do meio de si os deuses estranhos. Na terra onde nasceram suas duas esposas, Raquel e Lia, e na região em que estavam morando, Canaã, o povo era politeísta e certamente seus costumes e deuses dessa região foram assimilados por parte da família de Jacó. O patriarca pediu ainda que o povo se purificasse e mudasse suas vestes. Na ocasião ele anunciou a mudança para Betel.
Depois de falar sobre a partida, aqueles que tinham deuses estranhos em suas tendas trouxeram-os e entregaram para Jacó. Eles entregaram também as arrecadas que usavam, ou seja, brincos e argolas feitos de ouro. Jacó pegou tudo, fez uma cova e os escondeu debaixo de um carvalho em Siquem, próxima cidade na região onde estava morando.
A mudança não foi para muito longe, Betel, cujo significado é casa de Deus, também conhecida por Luz, ficava na região, a 24km de distância de onde moravam.
Chegando em Betel Jacó edificiou um alta e chamou o lugar de El-Betel. Foi em Betel que Deus se manifestou a Jacó quando ele fugia de seu irmão Esaú.
Morte e mudança de nome: Morreu Débora, a ama de Rebeca, ou seja, a mulher que cuidou e amamentou Jacó e Esaú, filhos de Isaque. Foi uma grande perda para Jacó, ela teve um sepultado que deve ter reunido toda a família, o local escolhido de sua sepultura foi um carvalho na região de Betel, cujo significado era: "Árvore Maciça de Choro"
Por esse tempo, quando Jacó vinha de Padã-Arã, mais uma vez Deus apareceu para Jacó, o abençoou e anunciou que seu nome mudaria para Israel.
"E disse-lhe Deus: O teu nome é Jacó; não te chamarás mais Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou-lhe Israel.
Disse-lhe mais Deus: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; frutifica e multiplica-te; uma nação, sim, uma multidão de nações sairá de ti, e reis procederão dos teus lombos;
E te darei a ti a terra que tenho dado a Abraão e a Isaque, e à tua descendência depois de ti darei a terra." Gênesis 35:10-12
Quando Deus partiu, Jacó fez uma libação, ou seja, derramou azeite sobre uma coluna de pedras - Foi aí que o lugar que se chamava Luz teve seu nome mudado por Jacó para Betel.
Morte de Raquel e nascimento de Benjamim: Depois de um tempo em Betel, a família mais uma vez se mudou, a ideia era ir para um lugar também perto, chamado Efrata - Raquel estava grávida, e no meio do caminho sentiu as dores de parto, e durante o parto morreu, mas a criança nasceu bem e recebeu de Jacó o nome de Benjamim. A esposa amada de Jacó foi sepultada no caminho de Efrata, na cidade de Belém. No local de sua sepultura, Jacó pôs uma coluna.
Filho pegando a concubina do pai: Depois da morte de Raquel, a família decidiu erguer tenda para além de Migdal Eder local que ficava provavelmente a 8km a sul da atual Gaza, na Palestina
Já morando em Migdal Eder, o filho de Jacó aprontou uma para o pai, ele transou com Bila, sua concubina, que fora serva de Raquel; e Jacó ficou sabendo de tudo.
Esses são os filhos de Jacó e morte de Isaque:
Os filhos de Lia: Rúben, o primogênito de Jacó, depois Simeão e Levi, e Judá, e Issacar e Zebulom;
Os filhos de Raquel: José e Benjamim;
E os filhos de Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali;
E os filhos de Zilpa, serva de Lia: Gade e Aser. Estes são os filhos de Jacó, que lhe nasceram em Padã-Arã.
E Jacó veio a seu pai Isaque, a Manre, a Quiriate-Arba (que é Hebrom), onde peregrinaram Abraão e Isaque.
E foram os dias de Isaque cento e oitenta anos.
E Isaque expirou, e morreu, e foi recolhido ao seu povo, velho e farto de dias; e Esaú e Jacó, seus filhos, o sepultaram.
Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/35
0 Comentários