O que é Ética? Definição de Ética, aspectos importantes e grandes pensadores de ética
Ética: ética é um termo muito importante no nosso dia a dia, com muita frequência ele aparece nos jornais, noticiários etc. Afinal de contas, o que a ética significa?
A ética é um campo de estudo da filosofia, é um campo do saber, um campo do conhecimento da filosofia que vai se dedicar espeficicamente ao desenvolvimento, a busca de quais são os princípios basilares capazes de conduzir a nossa vida em sociedade. A ética se dedica em sistematizar, refletir, a identificar os preceitos que podem conduzir, nortear as ações dos individuos que em vivem em sociedade, de modo a garantir uma conviviência hormoniosa, independe das particularidades que esses individuos carreguem, de modo que a ética possa ser vivenciada, exercida no cotidiano por todo e qualquer sujeito.
Aspectos importantes: A ética é racional. A ética faz uso da razão para identificar quais os preceitos ou princípios que estejam em harmonia com o que é bom, justo e correto, coisas que podem ser seguidas por todos de uma coletividade. Portanto, quando os filosófos estudam a ética, eles estão exercendo sua racionalidade para interpretar a realidade.
O estudo da ética: Vem de muito tempo, desde a antiquidade se estuda a ética. Vamos destacar alguns pensadores:
Eudeminismo: Possíveis caminhos que os individuaos podem percorrer vivendo em sociedade para garantir a sua felicidade, satisfaz suas demandas.
Ética como modo de ser: A ética mão é genética, ela deve ser produto da educação e do cultivo dos bons hábitos. Uma espécie de segunda natureza. A ética deve ser praticada no cotidiano, de maneira frequente.
Ética do dever: o homem é capaz de usar a sua razão para o auto-controle, impor a sim mesmo leis. A partir do pensamento de Immanuel Kant, a ética ganhou conceitos e definições que permanecem até hoje. A partir de Kant, podemos analisar como a ética se aplicar na nossa realidade:
"Quando agimos em sociedade nem sempre agimos conforme a nossa vontade. Sempre nos perguntamos: Será que minhas ações vão impactar a sociedade? Irão fazer mal a alguém? Posso mesmo agir dessa forma? Isso é certo ou errado? Recorremos a principios, conjuntos de preceitos no sentindo de preservar o bem comum.
Ética deontológica: Trata da ética aplicada universalmente, a todos, sem distinção de classe, religão, cor etc. São preceitos adotados universalmente. Trata do que é certo ou errado por meio do comportamento em si.
Ética consquencialista - teleológica: "De modo simplificado, éticas consequencialistas, ou mais geralmente, teleológicas, colocam ênfase nos resultados de uma ação para avaliar seu valor moral”, explica Nussenzveig. “Em contraposição, éticas deontológicas avaliam se algo é correto ou não pelo caráter do comportamento em si, independentemente dos seus resultados. Muitas vezes, éticas consequencialistas são consideradas puramente racionais, enquanto as religiões costumam se guiar por valores deontológicos." - Fonte: https://jornal.usp.br/ciencias/o-que-a-etica-do-consequencialismo-tem-a-ver-com-os-cientistas/
Ética consequencialista: A ética é interpretada a partir de suas consequência. A decisão é voltada a partir de suas consequência. Um exemplo: imagina um médico que no seu trabalho tem uma vitima que foi ao óbito, ele, por contra própria, retira os órgãos de uma da vítima e destina para a doação.
Esse é um tipo de problema que divide as pessoas. Essa lógica é voltada para as consequências, que no caso do médico foi beneficiar outras pessoas que precisam dos órgãos. Mas outra pessoa pode olhar para as leis, para a ética médica, que deixa claro, obviamente, que o médico não pode ter uma atitude assim por conta própria.
Dilemas morais: No nosso dia a dia nos deparamos com determinados dilemas morais, para os quais muitas vezes diante de escolhas difíceis. Até que ponto esse comportamento é legítimo?...esse comportamento é válido?
Os dilemas morais envolvem a complexidade do exercício da liberdade de escolha em situações do dia-a-dia. É um impasse diante de um problema. Toda açao é responsável pelos efeitos morais. A complexidade e contradição choca-se com os juízos de valores preconizados pelas leis, pelo hábitos e comportamentos.
Questionamento: Quais os principais dilemas éticos do Brasil para enfrentar a pandemia do Covid-19? - São vários, mas vamos citar um sob duas perspectivas:
O indivíduo que se recusa a usar máscara em um ambiente como uma loja, por exemplo?
1 - A solidariedade, a generosidade e o cuidado uns com os outros
2 - A individualidade, a autoproteção, e a autopreservação.
Então temos aí um dilema moral.
Diferença entre ética e moral: A ética é sistematizada pelo uso da razão. A moral leva em conta as especificidades locais, ela não é válida universalmente. O Brasil, por exemplo, é um pais continental, com grupos diferentes, com múltiplas morais, que nem sempre são compartilhadas pelos individuais, mas coexistem.
O que é moral? - é um preceito que regula um comportamento, é uma produção cultural, um hábito consolidado como uma verdade, uma prática de conduta que organiza as relações dos indivíduos em sociedade. A moral é sempre individual.
A moral é dialética - Leva em conta as interações dos individuais uns com os outros, assim como os princípios éticos e a concretude do existir, universal e o temporal, o social e o pessoal. Refere-se ao compromisso e a responsabilidade pessoal, coletiva e política.
Ética e religião: É muito comum que quando vão fazer defesa de comportamentos éticos é muito como que aja a associação com valores que são religiosos. Kant, afirmava que a ética tem princípios que são universais, princípios também libertadores, ou seja, o individuo pode usar a liberdade, seu livre arbítrio, agindo de forma ética.
A experiência religiosa reforça a conduta ética, com seus componentes de crenças, dogmas, sacralização, que transcende a racionalidade.
A ética se reforça por meio dos argumentos religiosos quando a religião defende seus princípios e valores.
A diferença entre ética e religião é que a ética é eminentemente racional, já a religião se fundamenta em suas verdades que são absolutas dentro de sua doutrina.
A ética e a técnica: Elas complementam para impulsionar os povos a se unirem. A tecnologia separada da ética conduz à inevitável fratura. A ética ignorante do saber tecnológico é ineficiente e vazia. O grande projeto de humanização do mundo exige que a ciência e ética seja consideradas patrimônio da humanidade. Se a ciência e a técnica forem praticadas sem o apoio da ética elas podem se tornam um grande risco. Assunto polêmicos, que atingem e dividem a sociedade, como a clonagem, precisam ser debatidos por uma perspectiva ética.
Ética e política: A autoridade deve ser levada em conta como um princípio ético e político. Por exemplo, é certo que pessoas mais jovens sejam vacinadas primeiro que as pessoas mais idosas?
A dimensão ética no campo político se dá pela responsabilidade com a coletividade. A maneira como os políticos devem se sentir responsável pelo conjunto da população.
Consciência moral: Quanto mais consciência de sermos seres coletivos mais preparados estaremos para participar de todas essas questões.
Continua....
0 Comentários