Diversidade sociocultural - enfrentando preconceito em prol da diversidade. 

Quantas vezes presenciamos atitudes preconceituosas em nosso cotidiano que nos surpreende. Isso acontece porque pensamos que agir daquela maneira é normal. Ninguém nasce preconceituoso. Aprendemos os preconceitos com a convivência social, com a família, com os amigos, no trabalho até na escola, que reproduz esse sentimentos quando assume uma postura que representa culturalmente a classe dominante e desvaloriza as culturas das classes trabalhadoras. 

São os modos de falar, as posturas e os comportamentos das classes dominantes considerados bons e certos. Para que a escola seja para todos,  deve repensar as práticas pedagógicas e elaborar a educação que dê conta da multiculturalidade brasileira.  No mundo globalizado em que vivemos, com a rapidez das comunicações, a escola, mais do que nunca, terá que prestar atenção na diversidade na fragmentação das identidades que acontece nesse nosso tempo pós-moderno. 

Aulas sobre diversidade cultural e etnocentrismo 


Qual a diferença entre  alteridade e relativismo cultural?

Relativismo cultural é uma perspectiva da antropologia que vê diferentes culturas de forma livre de etnocentrismo, o que quer dizer sem julgar o outro a partir de sua própria visão e experiência. Alteridade é um substantivo feminino que expressa a qualidade ou estado do que é outro ou do que é diferente