Historia - Licenciatura - Diversidade étnico-racial - Herança Africana no Brasil
O Brasil é um país multicultural e dentre as culturas que o edificaram está a afro-brasileira. Para que essa cultura seja respeitada e valorizada como tal, é imprescindível que tenha o conhecimento de suas raízes e da luta dos homens e mulheres que a edificaram.
Os africanos vieram para o Brasil por meio da escravidão. Após serem apartados de suas famílias e de sua terra, atravessaram o Atlântico em navios tumbeiros para se tornarem escravos
Assim, eles eram entendidos como coisa. Nesse processo, torna-se um “servus non habent personam”, isso é: um sujeito sem corpo, antepassados, nome ou bens próprios
Se essa era a maneira que os brancos os viam, não era como eles se enxergavam. Por isso, não esqueceram suas religiões, comidas, danças, músicas, enfim, suas culturas. As culturas modificadas no Brasil continuaram a ser praticadas e se tornaram afro-brasileiras. A cultura afro-brasileira pode ser encontrada hoje em dia nos espaços rurais e urbanos, como a que conheceremos na situação-problema desta seção.
Resistência ao sistema escravista: Os negros cativos elaboraram muitos tipos de resistências à escravidão. Entre elas, as lutas como a capoeira, as danças e os versos da capoeira que podem ser satíricos, de louvor aos ancestrais e enigmas.
Da cultura africana para a cultura afro-brasileira: Muitos elementos da cultura africana foram modificados e transformados em afro-brasileiros devido ao desenraizamento e ao contato com outras culturas.
Na atualidade, manifestações afro-brasileiras estão sendo recuperadas e valorizadas. São apresentadas em centros culturais quando não estão mais nos setores rurais da sociedade.
Os Africanos
Heranças africanas
0 Comentários