Gênesis 20 - Resumo - Com medo de morrer Abraão nega que Sara era sua mulher.

Gênesis 20 - Resumo - Com medo de morrer, Abraão nega que Sara era sua mulher.


1 - Depois da destruição de Sodoma e Gomorra, Abraão se mudou para as bandas do Sul, região do deserto de Neguebe, foi morar entre Cades e Sur, passou também algum tempo em Gerar.

2 - Para não ter problemas, ou para tentar evitar algo que não gostaria que acontecesse, Abrão combinou com Sara para ela dizer que naõ era sua esposa, mas sua irmã.

3 - Acreditando que Sara era irmã de Abraão,  rei de Gerar,  Abimeleque, resolveu tomar Sara.

4 - Abraão nada poderia fazer a não ser contar com uma intervenção divina, que de fato aconteceu. Deus visitou Abimeleque em sonho e em sonho disse que Sara tinha esposo e que se ele a tomasse por mulher seria morto.

5 - Até então Abimeleque não havia tomado Sara por mulher - Então o Rei perguntou ( em sonho) para Deus: "Senhor, matarás também uma nação justa?"

6 - Ainda falando com Deus, o rei explicou que foi o próprio Abraão que lhe havia dito que que Sara era sua irmã, e Sara mesmo confirmou: Sim, ele é meu irmão.

7 - Continuando em sonho, Deus disse para o rei que conhecia a sinceridade do coração dele e para impedi-lo de pecar contra ele naõ permitiu que o rei tocasse em Sara.

8 - Por fim, Deus mandou que ele devolvesse Sara a Abrãao, e alertou que se tratava de um profeta, e que Abrão iria rogar pelo rei para que vivesse, mas se naõ devolvesse Sara ele e tudo que tinha iriam morrer.

9 - O Rei não pensou duas vezes, antes do dia amanhecer, ainda de madrugada reuniu todos os seus servos e contou-lhe todo o sonho que tivera.

10 - Em seguida mandou chamar Abraão, e disse-lhe:  "Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito."

11 - Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa?

12 - Abraão explicou que viu que na cidade as pessoas não tinham o temor de Deus e pro isso o mataria se dissesse que Sara era sua mulher.

13 - Mas quando Abraão disse que Sara era sua irmã, ele não estava mentindo:  "E, na verdade, é ela também minha irmã, filha de meu pai, mas não filha da minha mãe; e veio a ser minha mulher"

14 - Abraão explicou ao rei  que antes de sair pelo mundo depois de ouvir a voz de Deus para deixar a sua parentela já havia combindo com Sara para dizerem que são irmãos, e não marido e mulher.

15 - Provavelmente com medo do que poderia acontecer, ou temendo a Deus, Abimeleque deu a Abraão ovelhas e vacas, e servos e servas e, claro, devolveu Sara para ele.

16 - Para a surpresa de Abraão,  Abimeleque disse-lhe:  "Eis que a minha terra está diante da tua face; habita onde for bom aos teus olhos."

17 - Depois o rei virou para Sara e disse-lhe: "Vês que tenho dado ao teu irmão mil moedas de prata; eis que ele te seja por véu dos olhos para com todos os que contigo estão, e até para com todos os outros; e estás advertida."

18 - Percebe-se que esse episódio teve um impacto negativo na casa de rei:  Por causa de Sara não nasceu mais niguém, o rei não tinha filhos - As madres de sua esposa e servas estavam fechadas, ou seja, elas ficaram estéreis. Só depois de Abraão orar que Deus abriu as madres e tiveram filhos.


Fonte:
https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/20