Curso Superior de História - Primeiro Semestre - Conteúdo Web - CW1 - Sociedade Brasileira e Cidadania - Unidade 1 - Seção 1 - ÉTICA E POLÍTICA
Olá, pessoal! Meu nome é Moisés Nazareno, hoje vou trazer um resumo da primeira aula do curso história - licenciatura - Estou fazendo o curso 100% online pela faculdade Anhanguera. Esse Semestre tem duração de 4 meses, o semestre é dividido desta forma:
Na faculdade em que estou estudando, o primeiro material que você vai acessar para começar a sua longa caminhada no curso de história tem como ponto de partida o livro: " Sociedade Brasileira e Cidadania" - O livro inteiro em PDF você encontra neste link - http://dedmd.com.br/validacao/2019_1/SOCIEDADE%20BRASILEIRA%20E%20CIDADANIA/Unidade%201/S1/#card-padrao2
Seção 1. Ética e Política - Resumo:
O meu objetivo aqui é fazer um resumo das coisas mais importantes da primeira aula: Assunto: ÉTICA E POLÍTICA
Na introdução, cita-se a complexa rede de relações, valores e estruturas que compõem a realidade brasileira, em seguida são feitas 2 perguntas:
Você acha que a sociedade tem como orientação principal de funcionamento os princípios ou o poder?
Você precisa responder se a nossa sociedade age orientada pelos princípios ou pelo poder. Um político, por exemplo, faz campanha pensando em fazer o bem para a sociedade ou chegar ao poder e se beneficiar?
Pergunta-se também:
Nós agimos coletivamente para conseguirmos o que consideramos correto ou a nossa realidade pode ser compreendida através das relações de força que estão estabelecidas em nosso país?
Você precisa responder se somos unidos para atingirmos nossos objetivos como nação, para mudarmos coisas injustas como privilégios de políticos, ou se agimos de acordo com as circunstâncias do momento, considerando como as coisas acontecem nesse país. Tipo: Manda quem pode, obedece quem tem juízo, mesmo que o que estão lhe pedindo seja errado e injusto?
Para você, considerar uma ação correta ou injusta é algo que se faz sozinho ou precisamos levar em conta aspectos sociais?
O texto continua fazendo várias perguntas para levar o aluno à reflexão, desta vez considerando também o papel do Estado brasileiro:
a) Até onde deve ir a intervenção do Estado em nossa sociedade?
b) A maioria deve se impor?
c) Os serviços públicos são um favor ou um direito seu?
d) Minhas ações individuais pode ter impacto na sociedade?
Você deve ser uma pessoa com respostas humanistas sobre a vida em sociedade:
A ideia é que você tenha um pensamento humanista, que entenda a relação entre princípios e poder para analisar a diversidade de fatores da vida em sociedade.
Para ajudar você a chegar às suas conclusões, será preciso antes aprofundar um pouco mais na relação de dois temas clássicos das ciências humanas: a ética e a política. E assim aumentar a compreensão do ambiente que você vive e do nosso cotidiano.
Para começar a despertar em você uma participação cidadã no ambiente em que vive, na sua comunidade, na sua cidade, serão usadas algumas referências tradicionais do pensamento e filosofia politica ocidentais. O alvo especifico é refletir sobre:
Dilemas e impasses éticos e políticos no Brasil de hoje, em várias áreas, como meio ambiente e diversidade étnico-cultural:
Introduzindo o tema ética, são feitas 3 perguntas:
a) A ética ainda teria aplicação prática nos dias de hoje? A ciência pode substituir as reflexões éticas?
b) As ponderações - ou seja, as reflexões - políticas seriam abstratas demais para afetar nosso cotidiano?
O texto em seguida diz que para responder a essas perguntas - e outras mais - será preciso analisar os fundamentos da filosofia ética e suas relações com os dilemas que surgem em nosso cotidiano, assim como deve ser analisado as organizações políticas que afetam e criam vínculos com o nosso desenvolvimento enquanto sociedade.
Seção 11. Por que pensar Ética? - Resumo:
O texto começa falando que no século XXI o homem criou máquinas que fazem o trabalho que antes era exclusivo dos humanos, embora desde sempre o homem vem criando máquina para facilitar ou substituir o trabalho do homem, mas nesse presente século houve uma revolução sem precedentes na história, com avanços na robótica, automação, conectividade etc. Essa revolução tecnológica do século XXI levanta inúmeras questões éticas.
A primeira pergunta é:
A tecnologia poderia resolver os problemas da sociedade e definir o que é certo ou errado diante de um problema concreto?
O que você acha?
O texto prossegue dizendo que as maquinas são mais rápidas, precisas e erram menos que os humanos, mas isso significa que devemos defender o uso das máquinas indiscriminadamente em todos os setores das atividades humana?
A performance elevada é critério suficiente para solucionar problemas de nossa realidade cotidiana?
Ou existem outros princípios da ação humana que diferenciam nosso funcionamento da programação típica da tecnologia?
Perceba que fazem perguntas para....
...você começar a pensar em problemas cotidianos para que você se apresente como um sujeito crítico, que é capaz de ter opinião sobre problemas diversos do nosso cotidiano. Mais algumas perguntas do texto:
Fica evidenciado com essas perguntas que a vida em sociedade requer definições sobre o que ou não fazer, isto é, ser racional para identificar em que consiste agir corretamente. Estamos falando de ÉTICA
Outro exemplo: A questão da moradia:
Citando que moradia é um dos direitos assegurados na Constituição, mas lembrando que a inviolabilidade da propriedade privada também é um direito assegurado, pergunta-se:
Uma família pobre, sem moradia, pode ocupar o prédio de uma família rica que deixou esse prédio abandonado há muito tempo?
Diante do choque entre o direito à moradia e o direito de propriedade da família rica, qual melhor saída para esse impasse?
b) O ideal seria remover a família pobre, sob a alegação de que a família rica não tem culpa da pobreza alheia e não deve ter sua propriedade atingida?
c) O certo seria proteger a moradia do grupo em necessidade, uma vez que a família rica abandonou o imóvel em questão?
Tem leis para tratar essa questão, mas estamos diante de um problema moral, diante do qual cada um faz um juízo de valor
O texto continua, diz que nessa questão conflitante há: "juízos de valores que determinam qual é a conduta correta, qual é o comportamento a ser observado – o dever ser – para que se atinja a solução justa, sob um posto de vista moral"
Continuando, o texto diz que os juízos de valores podem concordar com duas normas conflitantes - direito à moradia e de propriedade privada - e que esses valores resultam de uma consciência moral, e que o sujeito apresenta sua consciência moral a partir de valores e sentimentos pessoais, ou seja, a consciência moral é um reflexo de sua formação como ser humano.
"...na formação moral, mais importante do que a existência de lei, estão as convicções individuais, que podem ou não coincidir com a norma jurídica..."
A moral de um indivíduo pode até mesmo contestar uma norma social, ou um "direito" de um político:
"Veja como a opinião do entrevistado a seguir questiona a moralidade de uma série de regras brasileiras"
ÉTICA: o juiz acredita que a ética deve nortear a nossa vida, sendo assim é imoral usar o dinheiro do contribuinte para almoçar e pagar benefícios esdrúxulos a magistrados.
ÉTICA
Mas o que é mesmo ética? A palavra vem do grego ethos, e significa, segundo o dicionário online: "conjunto dos costumes e hábitos fundamentais, no âmbito do comportamento (instituições, afazeres etc.) e da cultura (valores, ideias ou crenças), característicos de uma determinada coletividade, época ou região."
Seguindo o texto, " a ética se consolida como o campo do conhecimento focado na determinação racional de quais seriam as finalidades ( juizos de valores - grifo meu boas e más a serem buscadas pelos seres humanos, investigando a essência das condutas consideradas certas ou erradas, os fundamentos dos princípios e valores que fundamentam os juízos, obrigações e deveres que condicionam e qualificam o comportamento humano."
Analisando o exposto, é possível concluir que precisamos adotar um comportamento ético em nossas ações e julgamentos, e não ficar apenas no discurso sobre coisas observadas em nosso cotidiano.
A escolha entre o justo e injusto, uma ação, comportamento ou julgamento adotados diante de uma situação, parte do pressuposto do uso da razão, trata-se portanto de um comportamento racional, que fortalece a responsabilização individual.
"Entretanto, nunca é demais lembrar que a ética não é um saber encerrado, cujas determinações já se encontram totalmente reveladas, mas, sim, o que estabelecerá fundamentos amplos para a apreciação da conduta adequada a uma situação específica."
Perceba que componentes da formação pessoal e da vida social - valores e costumes - são fundamentais para conceber a ética.
MORAL
Depois de tratar de ética, o texto passa para a questão complementar da ética, a moral.
O que é mesmo moral? - A palavra vem do latim moralis. Segundo o dicionário online. moral é: "Preceitos e regras que, estabelecidos e admitidos por uma sociedade, regulam o comportamento de quem dela faz parte."
Perceba que há uma linha tênue entre os conceitos de ética e moral, mas a há sim distinção entre elas.
DIFRENÇA ENTRE ÉTICA E MORAL
ÉTICA: é baseada em julgamento racional; a ética deve ser adotada por todos na coletividade.
"...a ética pressupõe que o certo e o errado é resultado de uma elaboração baseada na coletividade, que ultrapassa os indivíduos considerados isoladamente – não há, portanto, uma “ética individual”.
"...ética se ocupa da sistematização dessa moralidade, objeto de seu estudo, apresentando, portanto, princípios e regras relativamente mais amplos e duradouros."
MORAL: comportamentos baseados em costumes. Comportamento adotado individualmente.
"Trata-se de um conjunto de normas que regulamenta a conduta dos indivíduos em sociedade, em conformidade com as tradições, referências educacionais e culturais e práticas rotineiras."
Convenção moralmente aceita. O texto fala que uma convenção moralmente aceita pode não ser admissível sob a perspectiva ética, pois não satisfaz os pressupostos da ética: bom, justo e correto.
Um exemplo de convenção moralmente aceita: em muitos países a pena de morte é amplamente aceita. Já na maioria dos paises do ocidente ela é rejeitada pela maioria da população, porque fere os princípios éticos, tirar a vida de alguém não é algo bom, justo ou correto, mesmo que essa pessoa tenha tirado a vida de outra.
Padrões éticos: Padrões éticos são concepções morais aplicadas a todos de uma forma indistinta, mesmo que dentro de uma mesma coletividade grupos tenham costumes, tabus e vontades distintas. Todos devem seguir esses padrões.
RELIGIÃO E ÉTICA
Assim como a moral de um grupo ou coletividade pode ser conflitante com a ética, o mesmo acontece com a religião. Em várias situações que envolvem concepções religiosas, é preciso perguntar: isso é ético? Veja que a ética sempre "cerca" não apenas a moral mas a religião também.
O papel da Religião: "exercem a função de prescrever regras de conduta e postura apropriadas aos indivíduos. Adicionalmente, observa-se nas esferas ética e religiosa a existência de conceitos opostos utilizados como referência à ação humana: bem e mal, certo e errado"
"A fundamentação ética, com base na racionalidade compartilhada por todos os seres humanos, busca regramentos aplicáveis a toda a coletividade, em um processo que difere da pluralidade religiosa que podemos constatar na sociedade."
A ÉTICA NÃO SE VINCULA À RELIGIÃO
"...a ética não se vincula aos preceitos deste ou daquele credo religioso, sendo plenamente viável que um indivíduo ou uma sociedade desprovida de confissões religiosas se utilizem dos campos do saber ético, uma vez que os dilemas que emergem em nossos cotidianos não são exclusivos de uma religiosidade específica..."
DILEMA MORAL
Surge um dilmea moral quando uma situação não está:
a) livre de efeitos morais negativo
b) não existe uma solução óbvia e inquestional
c) a lei, a tradição ou qualquer outra resposta se choca com convicção racional relevante para o nosso juízo.
"...Os dilemas morais evidenciam a complexidade no exercício de nossa liberdade de escolha, já que a existência de consequências negativas decorrentes de nossas decisões, ou a apreciação dos valores a serem preferidos em um caso concreto, demandam o estabelecimento de certos critérios racionais que podem não ser tão evidentes..."
Exemplo de dilema moral:
Considere-se, agora, de férias em um país estrangeiro; você repara que nesse Estado é comum que crianças comecem a trabalhar desde idades muito precoces. Isso pode ser considerado correto ou incorreto?
Raciocínio segundo a perspectiva universalista: Ao classificar o fato mencionado como algo incorreto, você provavelmente acredita que existem padrões mínimos de respeito à infância que devem ser observados no Brasil, no país onde você se encontra e em qualquer outro lugar do mundo, sob uma perspectiva universalista.
Raciocínio segundo o enfoque relativista: Se você admite que existem particularidades culturais do povo desse país estrangeiro que justifiquem tal situação, é o enfoque relativista que se sobrepõe em seu raciocínio.
Dilema: No exemplo citado não há uma resposta melhor ou mais correta, como diz o texto: não há respostas absolutas ou preconcebidas
Novos campos de discussões e dilemas éticos serão persistentes: "Inovações nas áreas de biotecnologia, tecnologia da informação e automação, por exemplo, ao mesmo tempo em que ampliam os horizontes da ação humana, levantam questionamentos éticos essenciais."
Negação da própria liberdade: Diante dos antigos e novos dilemas éticos, calar-se diante deles é tão problemático quanto tentar responde-los de forma satisfatória. Ignora-los é colocar a vida no "automático", como diz o texto: "condução automatizada dos afazeres cotidianos" ou efeito prático disso é a negação da própria liberdade.
Alguns novos questionamentos - dilemas éticos: "devemos clonar seres humanos? As empresas de telecomunicação deveriam assumir compromissos no combate à propagação de notícias falsas? Podemos criar robôs militares com capacidade letal? Assim, o aumento do número de atividades que conseguimos fazer eleva proporcionalmente os questionamentos sobre o que efetivamente devemos fazer."
VÍNCULO ENTRE ÉTICA E POLÍTICA
Há muita relação da política com a ética, mas considerando os dilemas éticos que enfrentamos, o texto destaca que são nossas escolhas que revelam o vínculo principal entre ética e política, tendo em vista que os problemas individuais e/ou coletivos não se devem às questões técnicas ( tecnologias que já resolvem vários problemas - mas se devem às escolhas que fazemos.
A função emancipadora do saber ético leva à reflexão constante e exercício integral da liberdade: O texto fala que diante da ausência de modelos predeterminados que norteiam o agir humano, não podemos deixar que isso limite o exercício integral de nossas liberdades, e que devemos refletir sempre sobre o mundo que nos cerca e "...sobre os caminhos para uma existência plena e em harmonia com os fundamentos de nossa humanidade."
LIBERDADE
a) Um dos valores fundamentais e marcantes da existência humana.
b) Utilização de sua racionalidade, ao exercer seu livre arbítrio, a capacidade de fazer escolhas diante de uma situação concreta.
SABER ÉTICO, RACIOCÍNIO ÉTICO E JUÍZO ÉTICO
O saber ético constituir-se-ia num saber-para-si, como definiu Aristóteles, com a função de “encontrar, numa situação concreta, o que é justo”[4] (GADAMER, 2006, p.
O fato do humano viver em comunidade, cria-se uma relação humanizada, fica estabelecido um entendimento coletivo que e importante para o desenvolvimento da vida em grupo. Estamos falando aqui do saber ético.
"Raciocínio ético é uma atividade eminentemente humana. Como consequência, a ética não está sujeita a processos de codificação e programação, como aqueles observados na construção de máquinas, algo que limita o uso da tecnologia em contextos nos quais podemos nos deparar com dilemas morais."
Juízo ético: Podemos até programar uma máquina para ter algum padrão ético, mas a máquina não é capaz de lidar com todos os problemas éticos que podem surgir em uma determinada situação, só os seres humanos são capazes de oferecer respostas diferentes para problemas éticos que as máquinas não estão programadas para responder.
"...o juízo ético apresentam limites para a visão tecnicista de que a tecnologia fornece solução para todos os problemas humanos..."
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