Deus prova a Abraão e pede Isaque como sacifício. Pra quê? 

Deus prova a Abraão e pede Isaque como sacifício. Pra quê?


Resumo: 
O que temos aqui é um pedido, eu penso como pai, pra lá de bizarro: Deus chega e diz para Abraão que quer que ele mate o seu único filho a quem tanto ama. Pedido tão estranho que meu amigo Ralph perguntou: "Se Deus já sabia que Abraão seria fiel, por quê fez esse pedido?" - Antes de tentar responder, vou citar como essa passagem tem sido usada em pregações por aí:

Você está sendo provado - Sacrifique o seu Isaque

Muitos pegam essa passagem de intensa carga psicológica e pregam: " Não tenha medo de sacrificar o seu Isaque!" Hã?? Como assim?. Ninguém quer, e talvez não deva, sacrificar o seu Isaque que Deus lhe deu, a menos que...A menos que Deus o peça. Mas Deus está pedindo o que para você que ele lhe deu e agora quer que você o sacrifique? Pra quê? Seu Isaque não é algo bom dado por Deus? - Muita estorinha por aí sem pé e nem cabeça, cheia de simbolismo até para o jumento que os levou na viagem e não subiu ao monte. 

Analogia: Semelhança com Jesus: De fato há algumas semelhanças com o que aconteceria com Jesus: "Deus deu seu único filho.." - " Sacrificio vivo.." ..."O cordeiro" - Pode-se fazer essa relação que ela é muito interessante. 

Em relação a pergunta do meu amigo Ralph, Deus deve ter feito tudo isso para mostrar, entre outras coisas, o seu amor  a fidelidade a Abraão: "Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos"

Não se empolque: Para nós, hoje, o que nos resta é esperar pela infinita misericórdia de Deus para sermos abençoados. Não há sacrfício algum que possa nos garantir alguma benção. 

Versiculo por versículo

Gênesis 22

1 - Quando Isaque já estava um rapazinho, Deus resolveu procurar Abraão, que respondeu: Eis-me aqui. 

2  - O que Deus tinha em mente era capaz de abalar a estrutura de qualquer pai amoroso: Matar o próprio filho em um sacrifício. Deus disse: "Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi."

3 - Pela manhã de madrugada Abraão se preparou o jumento para partir - Chamou dois dos seus servos, pegou o meninho, cortaram lenha e foram para Moriá. 

4 - O lugar era longe, só três dias depois Abrão viu Moriá de longe. 

5 -  Ninguém sabia qual o motivo real da viagem. Chegando próximo ao lugar do holocausto, Abraão pediu para seus acompanhentes ficarem esperando ele e o menino, disse que voltariam depois, alegou que iria adorar. 

6  - Abraão pediu para Isaque levar a lenha; pegou fogo e o cutelo e seguiram juntos. 

_______________________
Original: 

7 - Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?

8 - E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.

9 - E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.

10  - E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;

11 - Mas o anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.

12 - Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.

13 -   Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.

14 - E chamou Abraão o nome daquele lugar: o Senhor proverá; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

15 - Então o anjo do Senhor bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus,

16 - E disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho,

17 - Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos;

18 - E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.

19 - Então Abraão tornou aos seus moços, e levantaram-se, e foram juntos para Berseba; e Abraão habitou em Berseba.

20 - E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão.

21 Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã,

22 E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel.

23 E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão.

24 E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca.

Gênesis 23

Fonte: https://www.bibliaonline.com.br/acf/gn/22