Aula 2 - Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Redes: Classificação quanto à tipologia, os meios de transmissão e à área de cobertura: nós, enlaces e protocolos
O que são nós? - Os nós são os sistemas finais ou sistemas intermediários que são internectados em rede.
O que são enlaces? - Os enlaces são os meios de transmissão, ou seja, os cabos, fibra ótica, par trançado, cabo coaxial, transmissão em RF, micro ondas, enlace satelital etc.
Os protocolos: São as regras de comunicação nas redes que organizam e controlam o fluxo de informação.
"Os protocolos automatizam a comunicação entre os nós e resolvem os problemas de transmissão, erros, controles, gerência, serviços e políticas de uso"
"A topologia de uma rede tem influência direta no seu desempenho e na sua robustez."
Esse video mostra os tipos de topologias
Classificação quanto à área de cobertura (alcance)
As redes de computadores podem também ser classificadas quanto à região ou área física em que são disposta: São classificadas sob diversas siglas, como: LAN, MAN, WAN, WLAN, WMAN, SAN e PAN.
Classificação quanto ao meio de transmissão: Os meios físicos de transmissão são divididos em dois grandes grupos: redes cabeadas ou redes sem fio.
Sinal com transmissão via cabos:
Caracteristicas de cada cabo: os cabos par trançado e coaxial transportam o sinal eletromagnéticos. Já a fibra ótica transporta na velocidade da luz.
O vídeo abaixo fala sobre a origem da fibra ótica
Vantagens e desvantagens dos cabos: O par trançado é mais flexivel e barato, mas tem interferências eletromagnéticas e escala. A fibra ótica, por sua vez, é mais cara porém não tem interferências e tem capacidade de altas taxas de transmissão.
Redes sem fio: O sinal é transmitido em espaço aberto
Vantagens em relação às redes cabeadas: rapidez na instalação, capacidade de mobilidade, pouco ou nenhum impacto sobre a infraestrutura predial. Em alguns prédios históricos e locais críticos, acabam sendo a única possibilidade viável
0 Comentários