Fundamentos de Redes de Computadores - Introdução a Redes de Computadores e histórico da Internet - Aula 1 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas


A área de redes de computadores continua a evoluir com rapidez, atendendo às crescentes demandas da sociedade. O imenso volume de dados e a necessidade de disponibilidade instantânea das informações representam desafios para as redes de computadores, que evoluem para cada vez mais aumentar a velocidade de suas conexões e tratar os dados transmitidos com mais segurança (KLEINROCK, 2008).



A seguir, 2 vídeos sobre o desenvolvimento dos computadores

 




Comutação de pacotes: Comutação de pacotes é um conceito de grande relevância às redes de computadores, mudou o padrão de comunicação  e  revolucionou a história da internet

Antes da internet: Comutação de circuito

Um tempo depois, surgiu algo revolucionário, que foi evitado por anos pelas empresas de comunicação, porque a nova tecnológia tornava absoleto o sistema antigo, que teve milhões de dólares de investimento. O vídeo abaixo mostra a diferença entre comutação de circuito e comutação de pacotes


Comutação de Circuito

Na comutação de circuitos, é preciso ter um circuito físico tanto na origem quanto o destino, para ser possível a comunicação. Se alguém tentar acessar a rede enquanto ela estava sendo usada, vai aparecer o sinal de ocupado. Veja o exemplo abaixo: 



Explicando a imagem acima:  O usuário A faz uma ligação para o usuário B, que está em outra cidade. Quando o usuário A digita o número do telefone do usuário B, a central telefônica local que está conectada ao usuário A, inicia um processo de distribuição de sinal pela rede telefônica que vai por fios telefônicos até o terminal do usuário B. Quando o usuário B atende ao telefone, a comunicação é estabelecida. É importante notar, que enquanto os usuários A e B estiverem usando os terminais, ninguém consegue fazer ligação para um dos usuários. 



Comutação de Pacotes: Na comutação de pacotes, não tem a fase 1 e 3 acima. Na comutação de pacotes, a informação é dividida em dados chamados pacotes, que contém a informação nele tanto as informações de origem quanto a de destino. 

"Assim, os pacotes são encaminhados individualmente e de forma independente; cada ponto intermediário do percurso analisa as informações do pacote e decide por onde encaminhá-lo dentro da rede, até que ele alcance o destinatário final."



Na imagem acima, a informação é particionada em quatro pacotes, que seguiram por destinos diferentes do ponto A ao ponto B. Na chegada, no ponto B, os pacotes são reorganizados na sequência correta para recuperar completamente as informações transmitidas por A. 

 

Redes Definidas por Softwares - SDN 

As Redes Definidas por Software (SDN: Software Defined Networks) permitem programar o comportamento da rede de forma centralizada e controlada por meio de interfaces de programação abertas.

O vídeo abaixo, fala sobre RDS 


Controlador de rede: É a figura central na SDN - O gerente define políticas e comportamentos, e passa essas informações para o restante dos equipementos que fazem parte da rede. É importante ressaltar que o controle da rede é independente das caracteristicas físicas e do hardware de cada equipamento. O plano é controlado pelo controlador de rede. 


Nesa imagem acima, o controlador possui a visão global da topologia e age diretamente nos equipamentos para estabelecer as políticas definidas pelo gerente da rede


Internet das coisas: Conectividade é sinônimo de internet. Com a evolução da tecnologia, o grau de conectividade disparou, surgiu então a tecnologia da Internet das Coisas ( IoT: Internet of  Things ) A ideia da internet das coisas é conectar tudo, todos os dispositivos, até mesmo animais na rede. Todos os objetos do cotidiano conectados ( geladeira, porta da casa, lata de lixo, par de sapatos etc ) que podem ser utilizados remotamente. 


Vídeo sobre Funcionamento de Redes e Topologia