VISUALG - Escrevendo seus primeiros programas - Curso de Algoritmo - Aula 2



O que é o VisualG?

"A linguagem que o VisuAlg interpreta é bem simples: é uma versão portuguesa dos pseudocódigos largamente utilizados nos livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol". A linguagem do VisuAlg permite apenas um comando por linha: desse modo, não há necessidade de tokens separadores de estruturas, como o ponto e vírgula em Pascal. Também não existe o conceito de blocos de comandos (que correspondem ao begin e end do Pascal e ao { e } do C, nem comandos de desvio incondicional como o goto. Na versão atual do VisuAlg, com exceção das rotinas de entrada e saída,não há nenhum subprograma embutido, tal como Inc(), Sqr(), Ord(), Chr(), Pos(), Copy() ou outro. O VisuAlg também não distingue maiúsculas e minúsculas no reconhecimento de palavras-chave e nomes de variáveis." - fonte: Saiba mais:  AcademicoTech

Comando escreva

Você vai usar o comando escreva pra escrever qualquer coisa - pode ser com acento também - Esse comando vai fazer com que uma mensagem fique ao lado da outra, emendadas, tipo assim:

Algoritmo "Primeiro Algoritmo"

Inicio

Var

Escreva ( "bom demais chocolate")

Escreva ( "pena que comer muito engordar" )

Fimalgoritmo

Quando você clicar para executar, o resultado vai ser assim: 

bom demais comer chocolatepena que comer muito engorda

 Veja que a primeira frase emendou na segunda


Como evitar frases emendadas umas nas outras? 

Para evitar que as frases fique emendadas umas nas outras, é preciso usar outro comando, ele se chama:


Comando EscrevaL - lê-se: "escreva L" ou "escreval

Esse é o segundo comando para escrever qualquer coisa na tela, ele evita que uma palavra fique junta a outra, como no exemplo acima. Veja como fica na tela de saída com o uso desse comando ( segunda imagem, abaixo )


Saída, na tela:


O que são variáveis?

"Na programação, uma variável é um objeto (uma posição, frequentemente localizada na memória) capaz de reter e representar um valor ou expressão. ... Enquanto as variáveis só "existem" em tempo de execução, elas são associadas a "nomes", chamados identificadores, durante o tempo de desenvolvimento." - Wikipédia - 

Nas palavras de Gustavo Guanabara: 
"Variaveis são espaços que são ocupados por valores na memória do computador. Para cada variável é atribuido um valor. Se já tiver uma variável com um valor, você tem que tirar esse valor e colocar outro" - Veja a partir dos 18:00min do vídeo abaixo. 

Identificadores: 
Os identificadores identificam cada variável. Os identificadores tem regras. Na area do Var, é preciso colocar o identificador: ( com dois pontos), tipo -> bola: bola. 

A bola é um brinquedo, não é? Então brinquedo, nesse caso, é o tipo de brinquedo. 
Então tem que colocar sempre sempre numa variável: O identificador e o tipo. 

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