Aula 3 - Curso Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Redes sem fio:  Características e peculiaridades das redes sem fio



O  desenvolvimento da  transmissão de dados por rede sem fio data de 1970. Pode se afirmar que a primeira transmissão pública por rede sem fio em pacotes de dados, aconteceu em junho de 1971, na Universidade do Havaí, ficou conhecida como AlohAnet 

Wikipédia: 
"ALOHAnet, também conhecida como ALOHA System, ou simplesmente ALOHA, foi um sistema pioneiro de rede de computadores desenvolvido na Universidade do Havaí. ... Em 1970 o sistema, por ele criado para conectar as ilhas do Hawaii, estava em funcionamento, tendo a honra de ser a primeira rede wireless (de dados) da história." Fonte: Wikipédia

Objetivo da Aloha: O objetivo da ALOHAnet era empregar equipamentos de rádio de baixo custo para as transmissões, conectando os terminais dos usuários espalhados pela universidade até um grande computador central de uso compartilhado. Tudo sem fio! Uma revolução para a época!

Mais a frente, tudo que surgiu em termo de protocolo de transmissão pela internet, redes de celulares e até mesmo em redes cabeadas foi inspirado no Aloha


No Gif acima, a rede ALOHA: os terminais remotos acessam a estação central através de transmissões UHF (Ultra High Frequency) em meio aberto. Na primeira imagem, lá em cima, você nota o aparelho de transmissão via rádio. 

Conceitos e algumas peculiaridades das redes sem fio: O fato de não usar cabeamento é uma grande vantagem. As vezes é muito complicado, custoso, e até proibido, utilizar cabos. No caso da universidade do Havaí, o terreno acidentado e as dispersões dos terminais na universidade foram fatores motivadores que levaram ao desenvolvimento de enlaces sem fio. 

Uma outra grande vantagem da rede sem fio é a mobilidade dos terminais, uma rede de computadores pode ser usada em cenários diversos, como um campo de batalha, regiões afetadas por calamidades, shows, atividades esportivas etc. 

"A facilidade de expansão da rede com a inclusão de novos dispositivos e a rapidez com que esses dispositivos podem ser instalados e ganhar acesso à rede sem fio também configuram grandes vantagens em relação às redes com cabos. Podemos adicionar a isso a flexibilidade de o terminal poder alcançar locais onde o cabo não chega."

Desvantagens das redes sem fio: 
1 - A transmissão em espaço aberto traz preocupações com segurança, tendo em vista que os sinais podem ser capturados por algum terminal não autorizado que pode interceptar a transmissão. 

2 - Pode ocorrer atenuação do sinal e interferências de outras fontes, porque não há a proteção e o isolamento do meio guiado. Como consequência, as taxas de transmissão, o alcance e a potência necessária nos transmissores são afetados.

3 -  Propagação multivias - Como o meio não é guiado, tipo acontece como transmissão cabeada, o sinal pode sofrer reflexões em obstáculos pelo caminho, o que atrapalha o caminho da informação até os receptores.

"Até mesmo as condições climáticas (temperatura, pressão, umidade do ar) impõem dificuldades nas transmissões. Em suma, a transmissão de sinais em meio aberto está sujeita a diferentes intemperes e dificuldades que geralmente não afetam ou são mitigadas pelos meios guiados."





Condições climáticas - Chuvas causando atenuaçãol do sinal

Tecnologia de redes locais sem fios - A tecnologia empregada em redes locais sem fio é chamada de Wifi, o padrão dessas redes é IEEE 802. 11. Esses videos fala, um pouco sobre os padrões de transmissão Wifi



Redes Móveis Celulares - Estrutura básica de uma rede celular - mais de 66% da população do mundo são usuários de serviço de telefonia celular. 


Handoff - "Um dos objetivos das redes móveis celulares é oferecer mobilidade total aos usuários. Ao se movimentarem, os usuários podem trocar de célula de cobertura e, assim, trocar também de acesso a outra BS. Esse processo é conhecido como handoff. O handoff é totalmente despercebido pelos usuários e realizado automaticamente pela rede e pelos dispositivos móveis."


Uplink e Downlink - A comunicação dos terminais até a BS é realizada pelo canal chamado uplink (canal de subida que é compartilhado entre os terminais), e a comunicação da BS até os terminais é realizada pelo downlink (canal de decida controlado unicamente pela BS). 

Nesse video, você vai conhecer como funciona a comunicação via celular

Como funciona o protocolo CSMA/CA


Fonte das informações ( sem fontes)  em itálico: http://estacio.webaula.com.br/cursos/temas/introducao_a_redes_de_computadores_e_historico_da_internet/index.html