Aula 1 - Curso Superior de Desenvolvimento Mobile - Projetos de Software - Fundamentos de Gestão de Projetos de TI 



Olá! Hoje é a minha primeira aula do curso superior de desenvolvimento mobile, estou fazendo online pela faculdade Anhanguera. Pretendo postar aqui um pouco sobre cada aula da curso, que tem duração de 2,5 anos. 


Esse video fala tudo sobre o que foi dito hoje na aula de desenvolvimento de projetos. Achei por bem coloca-lo aqui


Video 1 - Gestão de projeto
Video - 2 Gestão de projeto
Video - 3 Gestão de projeto

O que é um projeto? - Projeto é algo marcado com ínicio, meio e fim. 

O que vamos tratar na aula de hoje? Entender o que é um projeto, quais das fase do planejamento e o que precisa para montar uma equipe. 

Introdução à análise e projetos de sistemas: Um projeto é um esforço temporário para criar um resultado, produto ou serviço exclusivo. 

Gerar valor: os projetos são criados para gerar valor para a organização executora, clientes e usuários dos produtos e/ou serviços. 

Projetos não são rotinas: Cada projeto tem suas características próprias

Projetos tem riscos - Os riscos podem ser altos ou baixos, como em qualquer projeto alguma coisa pode não dar certo. Ter um bom projeto é garantia de minimizar esses riscos. 

Gestão de projetos - O que uma gestão de projetos inclui?

Identificação da necessidade:
Em um projeto de software, identificação de necessidades são requisitos. Quando a gente vai construir um programa, um sistema, um software, nós temos que ter os requisitos bem definidos, essas são nas necessidades do cliente. Portanto a primeira coisa que temos que fazer é identificar a necessidade do clientes.

Estabelecimento de objetivos claros e alcançaveis 

Balanceamento de demandas conflitantes, como escopo, tempo, custo e qualidade. É preciso fazer o balanceamento certo para que não tenha conflito entre pessoas, custos, cronogramas etc.

Balanceamento dos objetivos do projeto em face de diferentes expectativas e prioridades das partes interessadas. 

Gestão de TI 



Estrutura Organizacional: Em uma estrutura organizacional, existem inúmeros setores, entre eles, o de TI, que dá suporte a toda organização, a fim de que a empresa possa evoluir por meio da tecnologia da informação, de forma organizada e governada, agregando valores ao serviço e ao produto. Quando falamos de serviço e produto, não devemos nos limitar ao cliente final, pois, dentro da organização, os setores recebem entradas de dados e informações, processam as informações e emitem as saídas (resultados) úteis ao próximo setor. Exatamente por existir essa dinâmica é que podemos contar com a governança orientada por COBIT, a gestão da qualidade do serviço por ITIL e a gestão dos projetos, bem como de desenvolvimento de softwares, pelo Guia de boas práticas PMBOK.


Para conhecer outras alternativas e práticas em processos de desenvolvimento de software, pesquise as técnicas de desenvolvimento ágil, do modelo cascata até as metodologias modernas.


Leia da pág. 57 a 67 do livro Engenharia de Software.

SOMMERVILLE, I. Engenharia de software. 10. ed. Tradução: Newton de Araújo Queiroz. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2018.


Cobit - Framework completo, que envolve todas as áreas da empreas. Trata-se basicamente de um conjunto de sugestões para melhorar a gestão da empresa que envolve a área de TI. O Cobit está está dividido em 5 partes: 



1 - Satisfazer as necessidades das partes interessadas.
2 - Envolver todas as áreas da empresa
3 - Empregar uma estrutura única e integrada
4 - Possibilitar uma abordagem holística
5 - Separar governança de gestão 

7 habilitadores

1 - Principiso, políticas e estruturas
2 - Processos
3 - Estruturas organizacionais
4 - Cultura, ética e comportamento
5 - Informações
6 - Infraestrutura de serviços e aplicações
7 - Pessoas, habilidades e competências


Governança: Avaliar, orientar, monitorar

Gestão: planejar ( APO) 
desenvolver (BA)
Executar ( DSS)
Monitorar ( MEA)

Cobit resumido

ITIL

Guia PMBOK - Gestão de projetos