Aula 7 - Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Redes: camadas de aplicação e transporte




Olá! Nessa aula iremos estudar as camadas e aplicação e transporte no modelo OSI, os serviços oferecidos por cada camada e a arquitetura atulizada nesses serviços. 

Próposito: Compreender a influência de uma arquitetura no desenvolvimento de aplicações para redes de computadores, bem como os impactos dos diferentes serviços oferecidos pela camada de transporte no funcionamento delas.

Módulo 1 - Reconhecer as arquiteturas de aplicações


Com poucos fornecedores de equipamentos de redes no começo do desenvolvimento dos computadores, nada era padronizado. Uma peça de um fornecedor não servia no equipamento de outro, por exemplo. Assim como em outras áreas de produção, maquinas e equipamentos, a ISO - International Organization for Standardization - Esse instituto normatizou, definiu o modelo OSI - Open System Interconnection, que se trata de um protocolo para interconexão de sistemas abertos. São 7 camadas. 

Camada de aplicação: Em um primeiro momento, a camada de aplicação fornece ao programador mecanismo para que ele possa desenvolver suas aplicações, de forma que essas aplicações sejam distribuidas de forma eficiente por meio das redes. 


Na prática: Quando você compra no cartão - crédito ou débito - existe uma rede de comunicação para executar a operação. Quando você insere a máquina no cartão precisa inserir uma senha para confirmar a operação. Tudo isso é feito por meio de um software executando na máquina. 

Veja outros exemplos: 




Arquiteturas de aplicações - Em uma aplicação executada em rede, devemos utilizar uma linguagem de programação que possua comando e/ou funções para comunicação em rede. Para que seu objetivo seja alcançado, é preciso escolher o tipo de arquitetura - As mais comuns são: Cliente-Servidor e Peer-to-peer( PSP)


Cliente-Servidor: De um lado está o cliente, e de outro lado o servidor. Só lembrando que o Servidor pode estar na sala ao lado, ou  muito longe, por exemplo, você no Brasil e o Servidor na Rússia. 

Aplicação Web




Quando chega uma solicitação, o servidor pode
*Atender imediatamente caso esteja ocioso
* Enfileirar a solicitação para ser atendida mais tarde
* Gerar um processo filho para o atendimento da soliticação
* Criar um thread para esse atendimento

Em qualquer situação, o servidor envia ao cliente o resultado final do processamento 


Atenção! O que determina se uma entidade é cliente ou servidor é a função desempenhada pelo software, e não o tipo de equipamento.



Um Servidor pode ser cliente? 
Sim. Um servidor deve enviar uma mensagem ao servidor de banco de dados solicitando aqueles de que necessita para continuar. Neste momento, ele atua como um cliente do servidor de banco de dados.


Peer-to-peer 


Modelo da arquitetura P2P



Esse vídeo explica a arquiterura P2P