Aula 10 - História - Licenciatura  - Primeiro Semestre - Inovação Educacional - Tendências e inovações na área educacional




Contextualização

O que é tecnologia? Como a tecnologia apoia a educação?

Quais os caminhos da integração entre a tecnologia e educação?

Que contexto envolve a ideia da inovação educacional?

Inovação educacional:
Inovação: Situações modernas, computadores, celulares, inteligencia artificial etc

Inovação educacional: O que a gente lembra quando alguém fala em inovação educacional? - Sala com Computadores, bibliotecas modernas, aparelhos conectados à internet?

Mas será que a inovação educacional só existe mesmo com esses recursos tecnológicos? 

Voltando à pergunta inicial, vamos responder o que é tecnologia:

Tecnologia não é sinônimo de artefato tecnológico

Tecnologia pode ser dito, por exemplo, como todo o conhecimento conceitual para a produção de computadores e celulares. A melhor das performances dos computdores e celulares é fruto do avanço da tecnologia. 

Inovação - O que é? 
Preste a atenção nessa imagem, a prensa de Gutemberg, de 1430, pode ser considerada uma inovação? Com a prensa surgiram os jornais, a produção de livro foi acelerada. 

O contexto histórico define o que é inovação. Quando o primeiro livro saiu da prensa de Gutenberg - a Bíblia - ,ele foi considerdo uma inovação? Quando o celular surgiu, foi considerado, claro, uma inovação. Em todo tempo o que diz o que é ou não uma inovação é o contexto histórico. 

Inovação educacional:

Ideia implicita: vai melhorar a realidade em que vivemos em um determinado momento

Assunto amplo: implica em reconhecer algo e fazer algo, no momento, que é resultado do que aconteceu no passado. 

Conexões: com outras áreas da Educação e, também, com outras áreas do conhecimento

Inovações metadológicas: No contexto da sala de aula, vamos conhecer algumas figuras importantes nesse processo de inovação metadológica.

Célestin Freinet: Defendeu a dimensão social da escola, vendo o aluno como um sujeito ativo para as mudanças da comunidade. 


David Ausubel - Defendeu a aprendizagem significativa

Henri Wallon - Destacou a importância, no processo de aprendizagem, de se observar as reações internas e externas do aluno
Jean Piaget - O aluno é quem constrói a sua própria aprendizagem e de uma maneira distinta em casa idade

Jonh Dewey - Defendeu a democracia a liberdade na escola para o melhor desenvolvimento dos alunos

Lev Vygotsky - Defendeu as relações sociais no processo educativo


Paulo Freire - Defendeu que o aluno precisa ter consciência do mundo que o cerca, para poder interpreta-lo e nele intervir



As tendências na área educacional 
Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, em 1996 ( LDB 96 )

Demandas - sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas

Gestão - democráticas das escolas e flexibilização dos conteúdos, dos tempos e dos espaços escolares.

LDB/96: documento jurídico que complementa a CF/88, estabelecendo as diretrizes e as bases das educação nacional

Flexibilização dos currículos - deslocamento do foco do ensino para a aprendizagem dos alunos, inovações educacionais. 

Promulgação da lei: a aprendizagem passa a ser vista como um direito

Base comum curricular - ( BNCC)é um projeto iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Seu objetivo é fixar as aprendizagens consideradas essenciais para a formação dos alunos da educação básica brasileira. Em 2015 a BNCC teve a sua primeira versão disponibilizada

Pensando no assunto...
Por que, no contexto escolar, pensar em inovação educacional não é uma tarefa fácil?

O que é preciso considerar para se pensar nessa possibilidade com propriedade?