Aula 10 - História - Licenciatura - Primeiro Semestre - Inovação Educacional - Tendências e inovações na área educacional
Contextualização:
O que é tecnologia? Como a tecnologia apoia a educação?
Quais os caminhos da integração entre a tecnologia e educação?
Que contexto envolve a ideia da inovação educacional?
Inovação educacional:
Inovação: Situações modernas, computadores, celulares, inteligencia artificial etc
Inovação educacional: O que a gente lembra quando alguém fala em inovação educacional? - Sala com Computadores, bibliotecas modernas, aparelhos conectados à internet?
Mas será que a inovação educacional só existe mesmo com esses recursos tecnológicos?
Voltando à pergunta inicial, vamos responder o que é tecnologia:
Tecnologia não é sinônimo de artefato tecnológico
Tecnologia pode ser dito, por exemplo, como todo o conhecimento conceitual para a produção de computadores e celulares. A melhor das performances dos computdores e celulares é fruto do avanço da tecnologia.
Inovação - O que é?
Preste a atenção nessa imagem, a prensa de Gutemberg, de 1430, pode ser considerada uma inovação? Com a prensa surgiram os jornais, a produção de livro foi acelerada.
O contexto histórico define o que é inovação. Quando o primeiro livro saiu da prensa de Gutenberg - a Bíblia - ,ele foi considerdo uma inovação? Quando o celular surgiu, foi considerado, claro, uma inovação. Em todo tempo o que diz o que é ou não uma inovação é o contexto histórico.
Inovação educacional:
Ideia implicita: vai melhorar a realidade em que vivemos em um determinado momento
Assunto amplo: implica em reconhecer algo e fazer algo, no momento, que é resultado do que aconteceu no passado.
Conexões: com outras áreas da Educação e, também, com outras áreas do conhecimento
Inovações metadológicas: No contexto da sala de aula, vamos conhecer algumas figuras importantes nesse processo de inovação metadológica.
Célestin Freinet: Defendeu a dimensão social da escola, vendo o aluno como um sujeito ativo para as mudanças da comunidade.
David Ausubel - Defendeu a aprendizagem significativa
Henri Wallon - Destacou a importância, no processo de aprendizagem, de se observar as reações internas e externas do aluno
Jean Piaget - O aluno é quem constrói a sua própria aprendizagem e de uma maneira distinta em casa idade
Jonh Dewey - Defendeu a democracia a liberdade na escola para o melhor desenvolvimento dos alunos
Lev Vygotsky - Defendeu as relações sociais no processo educativo
Paulo Freire - Defendeu que o aluno precisa ter consciência do mundo que o cerca, para poder interpreta-lo e nele intervir
As tendências na área educacional
Lei de diretrizes e bases da Educação Nacional, em 1996 ( LDB 96 )
Demandas - sociais, econômicas, políticas, culturais e tecnológicas
Gestão - democráticas das escolas e flexibilização dos conteúdos, dos tempos e dos espaços escolares.
LDB/96: documento jurídico que complementa a CF/88, estabelecendo as diretrizes e as bases das educação nacional
Flexibilização dos currículos - deslocamento do foco do ensino para a aprendizagem dos alunos, inovações educacionais.
Promulgação da lei: a aprendizagem passa a ser vista como um direito
Base comum curricular - ( BNCC) - é um projeto iniciado com a promulgação da Constituição Federal de 1988. Seu objetivo é fixar as aprendizagens consideradas essenciais para a formação dos alunos da educação básica brasileira. Em 2015 a BNCC teve a sua primeira versão disponibilizada
Pensando no assunto...
Por que, no contexto escolar, pensar em inovação educacional não é uma tarefa fácil?
O que é preciso considerar para se pensar nessa possibilidade com propriedade?
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